O que é a manutenção predial preditiva e sua importância

 Você sabe o que é a manutenção predial preditiva? Ela visa prevenir danos, problemas estruturais e funcionais nas estruturas prediais de grandes edificações, mas não se limita a isso.

Acompanhe a leitura e aprenda mais sobre o que é manutenção predial preditiva e sua importância para a correta manutenção do prédio.

O que faz manutenção predial preditiva

Ela vai estudar e testar sistemas e equipamentos do prédio. A manutenção predial preditiva é uma espécie de “test-drive”, um monitoramento de rotina, sendo curto e grosso.

Estas estruturas e equipamentos são colocados sob pressão, em teste, para que se verifique seus pontos de desgaste e sua eficácia funcional.
Na manutenção preditiva são testados elevadores, escadas, saídas de incêndio, acessos a sótãos, porões, funcionalidade da caixa d’água e validade e eficiência de equipamentos de segurança e de combate a incêndio.

Mas não é só: também os detectores de fumaça e alarmes são postos à prova, portões eletrônicos, interfones, câmeras de segurança e circuitos internos de TV.

Por isso a manutenção predial preditiva servirá não somente para a detecção de danos no funcionamento destes equipamentos, mas também irá apontar procedimentos para sua manutenção, revisão ou reparo.

Observe que estes termos distintos possuem distintos significados, muito embora sejam normalmente confundidos pelas pessoas.

O segredo de toda manutenção eficiente

A manutenção é por excelência prévia ao dano, e visa evitar que ele ocorra. A revisão é a inspeção periódica dos equipamentos, verificando sua longevidade técnica e eficiência funcional. O reparo é o conserto da estrutura ou equipamento já danificado. Pois bem: a manutenção preditiva irá equacionar estas necessidades, organizando periodicamente as intervenções necessárias ao bom funcionamento predial e de seus respectivos equipamentos.

É importante salientar que o planejamento decorrente do teste dos equipamentos e estruturas prediais durante a manutenção preditiva deverá detalhar as intervenções e controles periódicos dos serviços a serem prestados e devem sempre possuir responsável técnico geralmente componente de empresa especializada neste tipo de serviço.

Segurança sempre em primeiro lugar!

Nós da RP Engenharia estamos há mais de 10 anos no mercado de manutenção predial, caldeiraria e construção civil, tendo uma ampla experiência nesse escopo de serviço. Entre em contato com a gente pelo nosso site rpengenhariaindustrial.com.br.