COMO É FEITA A MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS

Hoje vamos saber como é feita a medição de grandezas elétricas. Mas primeiro, vamos entender o que é “grandeza elétrica” e sua importância, combinado?

O que é a grandeza elétrica

A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, permitindo o armazenamento e fornecimento de energia a unidades consumidoras. A carga elétrica, por sua vez, decorre dos elétrons livres que se movem pelo condutor – o cabo “fase” – estimulado pela diferença de potencial entre os fios (ou cabos) fase e neutro do sistema. 

O campo elétrico é gerado pela diferença entre estes polos condutores, gerando diferentes níveis de energia ou potência elétrica, que vai ser o responsável pela velocidade da transformação da energia em trabalho. Ainda assim, esta transposição vai depender da resistência elétrica decorrente do corpo encontrado no fluxo elétrico e que se opõe eventualmente à passagem da energia; pode ser um tronco de árvore, um pássaro, um objeto ou uma pessoa. 

A tensão elétrica, por sua vez, é a diferença entre o potencial da energia fornecida e daquela efetivamente utilizada, gerando um resíduo que vai ser colocado para fora do sistema elétrico com segurança através do aterramento. 

Pronto, passada a parte longa, podemos partir para a medição dessa grandeza elétrica.

Como medir a grandeza elétrica

A tensão elétrica, caracterizada como a diferença de potencial entre os três pontos do circuito elétrico, vai gerar um número de grandeza elétrica, importante para calcular a capacidade de fornecimento de energia que alimentará um determinado sistema, aparelho, ou dispositivo. 

A grandeza poderá ser calculada levando-se em conta estes conceitos: tensão (volts- v), corrente (ampere – a), resistência (ohm) e potência (watt -w).

A tensão multiplicada pela corrente será igual à potência da grandeza elétrica, ou a resistência multiplicada pela corrente! Isto vai permitir descobrir a grandeza elétrica existente no sistema e suficiente para sua transformação em energia!

É através desse cálculo que realizamos diversos processos de medição de corrente elétrica em montagens e manutenções de fontes e aparelhos elétricos.