Como é medido nível de ruído?

Você sabe como é medido o nível de ruído? Altos níveis de ruído são prejudiciais à saúde auditiva das pessoas, e o trabalho contínuo diante desse tipo de ambiente pode causar perdas consideráveis da capacidade auditiva dos funcionários e levar a empresa a pagar multas de valores consideráveis.

Confira abaixo como é medido o nível de ruído e tudo que você precisa saber ao trabalhar em ambientes com altos níveis. 

O que diz a lei

Há uma regra para o gerenciamento de ruídos na indústria, estabelecida através de uma Norma Regulamentadora, a NR 15.

Isso ocorre porque acima de determinado volume, não há ruídos seguros para a audição humana e a longo prazo pode ocorrer surdez total ou parcial progressiva. Por isso, a preocupação com o controle de ruídos na atividade industrial é tão rigorosa.

Tipos de níveis de ruído

Os níveis de ruído são classificados como contínuos, intermitentes e de impacto, e não é possível trabalhar com exposição auditiva a ruídos com picos acima de 155 decibéis, sob o risco de perda permanente de nível de audição; mas qualquer nível acima de 80 já é prejudicial a nossa audição. Ao trabalhar próximo desse nível de ruído, o colaborador precisará de protetor auricular específico, seja ele contínuo, intermitente ou de impacto.

Perigos dos altos níveis de ruído

Para que se tenha uma ideia do perigo a que estamos diretamente expostos ao longo da vida, trabalhando ou não com máquinas pesadas (e barulhentas) ou linhas de montagem ruidosas nas indústrias, um simples cortador de grama gera 90 decibéis de ruído e a turbina do avião durante a decolagem gera 110 dB, o que é capaz de gerar perda percentual moderada da qualidade da nossa audição.

Altos níveis de ruído são prejudiciais à nossa audição, levando a perdas substanciais de capacidade auditiva ao longo do tempo; que não necessariamente está relacionado à surdez, mas a quanto se perde em decibéis, observa-se.

A exposição a níveis superiores a 80 decibéis pode causar lesões ao ouvido e sintomas como desvio de personalidade, fadiga, neurose e até psicose. Por isso, no Brasil, a Norma Regulamentar (NR 15), que mencionamos lá no começo, estabelece os limites de tolerância para exposição a ruído contínuo ou intermitente e para ruído de impacto. A partir de 85 decibéis, as horas de trabalho são reduzidas a 4 horas por dia e de 90 dB a 2 horas, por exemplo.

Como é medido os níveis de ruído

O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS) — decibelímetro para os íntimos — é o equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora em ambientes externos e internos.

Em algumas situações, a mediação precisa ser feita no âmbito do trabalho, como é o caso de fábricas e indústrias que geram barulhos intolerantes ao ouvido humano, mas ele também pode ser usado para medir o nível de som de um escapamento de veículo por órgãos de autuação, ou o som de uma festa, por exemplo.

Esse decibelímetro funciona com um microfone de alta sensibilidade que capta o nível de pressão sonora e converte isso em valores para aferimento.

A não atenção a NR15 pode conferir não só sérios prejuízos a saúde auditiva das pessoas, mas também a medidas fiscais como multa e fechamento da empresa.

Por isso, se sua empresa trabalha com maquinários com alto nível de ruído, não deixe de fazer a medição. Entre em contato conosco para uma visita se for preciso, nós da RP Engenharia fazemos esse tipo de trabalho.