Como funciona um sistema de refrigeração?

Também conhecido como sistema de arrefecimento e com direito a um dia só seu — 26 de junho, pasmem —, sistemas de refrigeração são responsáveis por controlar a temperatura de uma estrutura e mantê-la a níveis bem baixos.

As tecnologias de resfriamento são tão antigas quanto as sociedades civilizadas, e desde antes de Cristo se procuram métodos para o resfriamento de alimentos e bebidas através de seu acondicionamento em cerâmicas de terracota (na antiga China) até o aproveitamento de gelo produzido durante o inverno, como era no velho continente até o início do século 19.

Mas como esse sistema engenhoso funciona nos dias de hoje? É isso que vamos descobrir agora.

Funcionamento do sistema de refrigeração

O que gela e resfria, só gela e resfria porque retira calor do meio ambiente. Por isso a refrigeração também é chamada de arrefecimento.  

O sistema de refrigeração é responsável por controlar a temperatura do equipamento, e é de suma importância, principalmente, quando falamos de equipamentos com motores a combustão e que podem explodir quando superaquecidos.

Os refrigeradores comprimem vapor através de seus componentes, com um compressor e um evaporador à frente. Um fluido denominado “refrigerante” circula no sistema de refrigeração e é comprimido mecanicamente pelo compressor, gerando vapor gelado resfriante.

Depois disso, outro componente do sistema, o condensador, vai gerar calor superior ao do meio ambiente, repelindo o calor do fluido refrigerante e impedindo que este calor ”vaze” para o meio ambiente e diminua a temperatura do fluído para um sub resfriamento.  Daí o fluido passa por um filtro secador e vira vapor gelado, reduzindo aí sim a temperatura interna do equipamento submetido à refrigeração.

Para terminar, é importante saber que sistema de refrigeração que se preza tem que ter um bom isolamento térmico, evitando que o fluido, e depois o vapor, em baixíssimas temperaturas, se disperse e se expanda para além do compartimento refrigerado. Isso vai garantir a eficiência da refrigeração e economizar energia durante o processo de resfriamento.

Ficou claro como funciona um sistema de refrigeração?

Saiba que nós da RP Engenharia prestamos serviço de manutenção e montagem de equipamentos desse tipo, entre em contato com a gente para saber mais.