Como montar uma linha de produção eficiente?

Uma linha de produção tem o trabalho de tornar o processo de produção mais automatizado, reduzindo as arestas que podem tornar o processo da fabricação mais demorado. Seus benefícios são diversos, desde diminuir os custos de produção a diminuir o número de erros durante o processo. Mas como montar uma linha de produção eficiente?

É isso que vamos responder hoje, mas vamos por partes.

O que faz uma linha de produção eficiente?

A linha de produção conseguiu produzir bens em escala industrial, compensando a crescente demanda com a equivalente oferta de produtos oferecidos em série, em grandes quantidades, isso desde 1913 é assim.

As linhas de produção permitem a produção de mercadorias em etapas de maneira padronizada, em menor tempo e com menor custo, diminuindo a probabilidade de defeitos na fabricação e padronizando procedimentos industriais de produção — o que os barateou.

Na verdade, só há benefícios com a linha de produção! No setor industrial ela é composta por esteiras rolantes, trabalhadores, máquinas e robôs, todos operando e monitorando ao mesmo tempo as ações segmentadas da cadeia produtiva.

A linha de produção, no entanto, não termina na realização do produto. Depois disto há o acabamento, o envase e a embalagem, tudo de prazos previamente estipulados que irão beneficiar a logística de distribuição do produto depois de, finalmente, pronto.

A otimização da produção na linha de montagem passa sempre pela atualização e modernização de maquinários e equipamentos específicos e na capacitação de colaboradores. Também é necessário seguir regras de segurança e submeter o equipamento a revisões e testes periódicos.

Exemplos de linhas de produção eficiente

Grandes exemplos de precursores bem-sucedidos nas linhas de produção são Henry Ford no início do Século 20 criou, que adequou as linhas de montagem à indústria automobilística, expandindo a criação e a montagem de seus automóveis, com isto popularizando-os mais ainda.

Na segunda metade daquele mesmo século, foi a japonesa Toyota a revolucionar o setor, diminuindo e flexibilizando mão de obra, que passou a ser a mais qualificada possível, entregando a parte mais manual e “suja” da linha para o trabalho de máquinas.

Como montar hoje uma linha de produção?

Hoje, qualquer produção industrial, por ser industrial, precisará de uma bem sucedida linha de montagem ou produção, o que contribui para evitar o desperdício com o descarte de materiais desnecessários, buscando sempre um padrão novo de qualidade que diferencie o produto industrializado quando encaminhado ao mercado consumidor.

A fiscalização da linha de produção e dos materiais e estruturas nela empregados também passa, claramente, pelo fornecimento de matéria-prima de qualidade, que vai orientar a produção conforme a demanda existente.

A linha de produção também fomenta a atualização constante do pessoal treinado e capacitado conforme a mais moderna tecnologia vinculada ao processo produtivo.

Para montar uma linha de produção eficiente é preciso levar em conta todos estes fatores.

Nós da RP Engenharia trabalhamos com montagens de linhas de produção há anos, tendo até o momento trabalhado em amplo território nacional. Entre em contato conosco, podemos te ajudar a montar uma linha de produção eficiente.