COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DE UM GERADOR

Está pensando em investir em um gerador para sua empresa ou em fazer a manutenção gerador do que já possui, mas não sabe por onde começar?

Fundamental na maioria das grandes empresas, o gerador é dito como item indispensável e sua boa funcionalidade pode reduzir muito os possíveis problemas ou prejuízos, seja em industrias, hotéis ou hospitais, por exemplo.

Mas por serem equipamentos que exigem um investimento considerável, é altamente recomendado a sua correta manutenção, para evitar quaisquer prejuízos. Mas como essa manutenção é realizada? É isso que saberemos agora.

Como funciona o gerador elétrico <h2>

O gerador elétrico é um equipamento que converte diferentes formas de energia (mecânica e química ou solar) em energia elétrica.

O mais comum é que se trate de um equipamento mecânico com motor de explosão e que funciona à base de combustível fóssil (gasolina ou diesel) e que, em funcionamento, produza a energia elétrica necessária para a iluminação ou para o funcionamento de diversas estruturas e dispositivos.

Isto se dá através do princípio da indução eletromagnética.

O que é isso? Simples: um conjunto de espirais condutoras existentes no gerador (espécies de “molas” em espiral) são colocadas entre imãs, magnetos. As espirais são também chamadas de bobinas quando revestidas externamente, e seu funcionamento entre os magnetos vai gerar corrente elétrica suficiente para a alimentação de circuitos de armazenamento e distribuição de luz elétrica ou energia de idêntica fonte e magnitude.

Geradores mais comuns <h2>

Certamente você conhece os geradores mais simples e, por isto, mais comuns: as pilhas (baterias) e os reatores.

As primeiras são tão simples e baratas que não precisam de manutenção, bastando sua troca; porque são praticamente descartáveis. Já os reatores, apesar de comuns, são caros e grandes e aí surge a necessidade de criar um calendário propício para sua manutenção, evitando acidentes, panes ou que o gerador simplesmente pare de funcionar ou que funcione abaixo de sua intensidade e eficiência padronizados pelo fabricante.

Esta manutenção é sempre realizada por profissionais especializados neste tipo de atividade importante e minuciosamente técnica. A manutenção visa não somente verificar os reparos necessários no dispositivo, mas também a eventual necessidade de reposição de suas peças dada a vida útil de cada um destes equipamentos, ou parte deles.

Como funciona a manutenção de geradores <h2>

A manutenção de geradores é sempre preventiva. Quando este importante dispositivo já apresenta avarias, não se tratará mais de manutenção, mas de reparo.

A manutenção parte da análise da vida útil das peças do aparelho, análise da viabilidade econômica e da utilidade prática da troca de suas peças ou na otimização de seu funcionamento.

Uma equipe altamente especializada não somente irá testar o gerador, como também, se necessário, desmontá-lo e verificar de maneira minuciosa a precisão do funcionamento de cada um de seus componentes.

Só assim não somente a vida útil do gerador estará assegurada, mas também a intermitência de seu funcionamento, evitando-se assim perdas, prejuízos e acidentes decorrentes de sua falha, pane ou mau funcionamento. ​​​​​​​

Como aqui já entraríamos na parte técnica do processo de manutenção, vamos nos limitar a reforçar sua manutenção preventiva, ir além disso aqui apenas confundiria sua cabeça com tecnicalidades desnecessárias.

Se precisa de fazer a manutenção de um gerador, entre em contato com a gente clicando aqui. [PP1] Qualquer dúvida, só deixar nos comentários.