Fabricação de estruturas metálicas, cuidados e benefícios.

As estruturas metálicas se assemelham aos conhecidos “galpões”, talvez porque estes sejam exemplos daquelas. A estrutura metálica é uma construção com esqueleto e estrutura em materiais metálicos, geralmente ferro e seu primo rico, o aço.

Usos para estruturas metálicas

Além dos mencionados galpões, a estrutura metálica também pode ser utilizada na construção de casas, shoppings, pavilhões, dentre inúmeras outras espécies de edificação, que são essenciais que tenham suas estruturas em metal.

Falamos em casas?  É fato que são raras as habitações em metal no Brasil, mas estas estruturas já se tornaram bastante populares nos Estados Unidos, onde são conhecidas como “Steel Frame”.

Além do aço e do ferro, o carbono é utilizado na estrutura para aumentar sua resistência quando misturado ao aço. Quanto mais carbono, mais resistente será a estrutura metálica. Nelas, há diversas estruturas bastante comuns: pergolados, pilares e treliças, dentre outros, sempre com material metálico com carbono resistente.

Atenção, não basta que exista uma estrutura de metal na construção civil, em conjunto com alvenaria. Na estrutura metálica há uma força dinâmica mecânica que acelera o processo de construção e auxilia na sustentação da edificação.

Vantagens das estruturas metálicas

Sua principal vantagem, aliás, é a rapidez com que é erigida. O segredo disso é que seus componentes são produzidos à distância e depois transportados prontos até o local da edificação, sem atrapalhar outras etapas em andamento concomitante no canteiro de obras.

Estes componentes devem ser obviamente projetados minuciosamente e com antecedência (quem projeta é também um arquiteto e não um engenheiro mecânico ou outro tecnólogo). Nos projetos devem haver especificações claras dos perfis e de suas espessuras e dimensões, levando-se em conta o comportamento dos materiais empregados sob intempéries (eventos climáticos), sua resistência e dilatação, etc.

As estruturas se utilizam não somente de barras de aço, mas também domos, telhas, calhas e rufos.

A estrutura metálica, além de construída mais rapidamente (como já vimos), é mais resistente e versátil, ecologicamente correta (porque é uma obra a seco que não deixa resíduos poluentes) e padronizada em seus componentes. Sem surpresas no bolso e na obra.

Precisa de estruturas metálicas? Entre em contato com a gente.