Inspeção termográfica: tudo que você precisa saber.

Vivemos falando por aqui sobre a importância das  revisões de sistemas e equipamentos e como elas devem ser uma constante, uma rotina nas empresas, fábricas e indústrias que queiram alcançar bons resultados sem risco à segurança de clientes e colaboradores, evitando danos no equipamento e evitando o aumento desnecessários de custo operacional e retrabalho. O mesmo podemos dizer sobre a inspeção termográfica!

O que é a inspeção termográfica

                A inspeção termográfica faz parte das revisões e inspeções obrigatórias e indispensáveis.

                Seu objeto é medir a capacidade e o estado do equipamento ou sistema através de imagens térmicas obtidas através de raios óticos de luz que depois irão servir para o diagnóstico de eventuais problemas. Ou seja, visa prevenir danos nestes equipamentos, como toda manutenção preditiva que se preze.

                Por meio de raios de luz infravermelha, a inspeção vai verificar a temperatura e a distribuição do calor pelas estruturas do equipamento, verificando ainda a distribuição e o estado de cabos e componentes eletro-eletrônicos destas estruturas. Assim podemos detectar falhas no estado geral do sistema ou na distribuição  de energia e eletricidade interna da estrutura.

                A inspeção termográfica vai apontar superaquecimentos em conexões, transformadores e motores, permitindo sua manutenção preditiva (prévia ao dano), evitando perdas e despesas inesperadas. Além disto, a leitura diagnóstica que ela fornece permite não somente prever danos, mas enxergar de maneira geral o estado do sistema ou estrutura e se o equipamento oferece segurança ao colaborador dedicado a operá-lo.

                A inspeção termográfica também é excelente porque evita consumo desnecessário de energia e ocorre rapidamente, de maneira metódica, em curto espaço de tempo e com custo reduzidíssimo. 

                Gostou de saber como a inspeção termográfica pode ajudar a sua empresa? Entre em contato com a gente e agende uma visita.