Manutenção de bombas hidráulicas.

Quer saber como é realizada a manutenção de bombas hidráulicas? Elas são de grande importância em diversos sistemas que exigem bombeamento, sendo utilizadas para a geração, controle e transmissão de energia por meio de líquidos pressurizados, proporcionando características como alta precisão e força, controle de velocidade e do sentido de deslocamento.

Vamos saber mais sobre como funciona uma bomba hidráulica e sua manutenção?

O que faz a bomba hidráulica

A bomba hidráulica é um equipamento com circuito hidráulico, igual há outros com circuitos elétricos. No seu interior, o movimento da água e de outros fluidos é o que a faz funcionar, o que não quer dizer que este movimento não possa ser gerado por outras formas de energia. Aliás, é: ela é acionada por motores de combustão ou elétricos e é bastante utilizada não somente na construção civil, mas também é útil no funcionamento de máquinas agrícolas em geral.

A bomba hidráulica tem a função de produzir pressão para movimentar fluidos que compõem os sistemas hidráulicos – atenção, fluidos, não especificamente água! Estes fluidos irão movimentar engrenagens internas, produzindo energia. Estas engrenagens também são substituíveis por paletas ou pistões em equipamentos mais modernos.

A manutenção da bomba hidráulica

Como as bombas hidráulicas são bastante utilizadas em complexos industriais e agrícolas e na construção civil e naval, seu funcionamento deve sempre ser otimizado e, portanto, sua manutenção periódica é imprescindível. Atualmente, a tecnologia simplificou isto, criando espécies de manutenção distintas, que podem ser preventivas, preditivas e corretivas. 

A diferença genérica entre elas já falamos por aqui, mas não custa repetir.

A manutenção preventiva vai evitar a ocorrência de falhas e panes decorrentes de peças desgastadas ou quebradas, aumentando-lhes a vida útil. 

A manutenção preditiva, por sua vez, é bastante utilizada em indústrias e vale para averiguar as condições de funcionamento de um determinado aparelho ou componente industrial, reduzindo custos de manutenção e eliminando a necessidade de inspeções periódicas.

Já a manutenção corretiva não é bem indicada e somente será útil quando as demais modalidades de manutenção não tiverem sido realizadas em momento oportuno.

Ficou claro como funciona a manutenção de bombas hidráulicas? Se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Nós da RP Engenharia fazemos todo tipo de manutenção em bombas hidráulicas, além de produzi-las. Entre em contato com a gente para mais informações.