O que é Cabine Primária e sua utilidade para as empresas.

O ramo industrial é cheio de nomenclaturas e termos desconhecidos para a maioria das pessoas. Pensando nisso, hoje falaremos um pouco sobre o que é Cabine Primária.

Você já ouviu falar sobre isso? Siga com a leitura e entenda o que é Cabine Primária e sua utilidade para as empresas.

O que é cabine primária?

A cabine primária é uma edificação muito comum em indústrias, no comércio e mesmo em condomínios, e se presta a servir como entrada da energia elétrica da rede externa para a interna. Destina-se ao consumidor industrial, comercial, condomínios ou qualquer outro estabelecimento que necessite ligar carga acima de 75KVA ou 99CV.

A energia encaminhada para a Cabine e de lá para o usuário, será de média ou alta tensão e nunca inferior a 75 KVA. Na cabine, esta energia será redistribuída entre os respectivos usuários. Ela serve para contingenciar a energia quando a mesma, fornecida pela concessionária, é inferior em intensidade àquela exigida pelo usuário final.

A cabine pode ser blindada ou de alvenaria e deve dispor de um painel de instrumentos e equipamentos específicos, inclusive de segurança e contra incêndios, evitando curtos circuitos através de disjuntores, fusíveis e transformadores.

As cabines podem ser simples, como em condomínios residenciais, mas também podem ser em formato de poste, blindadas, em alvenaria ou blindadas – conforme a necessidade de energia do empreendimento.

Montagem da Cabine Primária

A montagem da cabine primária é um serviço que tem como objetivo a economia de energia em estabelecimentos comerciais, empresas e indústrias. Essa montagem é indicada para consumidores de alta potência elétrica, realizada com o desenvolvimento de infraestrutura própria, sem a utilização da energia fornecida pela concessionária. Assim, são gerados diversos benefícios e a redução de custos.

Como é sua estrutura?

A cabine deve dispor de um painel para equipamentos específicos, cubículo do disjuntor, sala de medição e cubículo do transformador. Toda a montagem de cabine primária deve ser realizada com matéria-prima de alta qualidade e por uma empresa qualificada, assegurando assim que o serviço é executado de acordo as normas NBR IEC 60439-1, NBR 5410 e NR-10, a fim de evitar problemas com quedas, incêndios, queima de equipamentos, além de proteger a vida dos usuários.

Os componentes para a montagem de cabine primária devem ser avaliados motivados à ampla quantidade de modelos, e cada um tem suas próprias especificações e deve ser utilizado de acordo com cada caso. Sua montagem resulta em um sistema próprio de consumo de energia elétrica, que gera a medição e a economia no consumo.

A estrutura da montagem de cabine primária deve ser projetada por uma empresa responsável e com experiência na área, como nós da RP Engenharia que temos anos de mercado e atuação em todo o Brasil. Se precisa fabricar uma Cabine Primária, entre em contato com a gente.