O que é manutenção predial preditiva.

A manutenção predial previne danos, problemas estruturais e funcionais nas estruturas prediais de grandes edificações, com ênfase em condomínios habitacionais.


Há diversas espécies de manutenção. Hoje vamos falar da manutenção preditiva, que vai estudar e testar sistemas e equipamentos do complexo condominial. A manutenção preditiva é uma espécie de “test drive”, por isto. Essas estruturas e equipamentos são colocados sob pressão, em teste, para que se verifique seus pontos de desgaste e sua eficácia funcional.


Na manutenção preditiva são testados elevadores, escadas, saídas de incêndio, acessos à sótãos, porões, funcionalidade da caixa dágua e validade e eficiência de equipamentos de segurança e de combate à incêndio. Mas não é só: também os detectores de fumaça e alarmes são postos à prova, portões eletrônicos, interfones, câmeras de segurança e circuitos internos de TV.


Por isso a manutenção preditiva servirá não somente para a detecção de danos no funcionamento desses equipamentos, mas também irá apontar procedimentos para sua manutenção, revisão ou reparo.


A manutenção é por excelência prévia ao dano, e visa evitar que ele ocorra. A revisão é a inspeção periódica dos equipamentos, verificando sua longevidade técnica e eficiência funcional. O reparo é o conserto da estrutura ou equipamento já danificado. Pois bem: a manutenção preditiva irá equacionar a estas necessidades, organizando periodicamente as intervenções necessárias ao bom funcionamento predial e de seus respectivos equipamentos.

É imperioso salientar que o planejamento decorrente do teste dos equipamentos e estruturas prediais durante a manutenção preditiva deverá detalhar as intervenções e controles periódicos dos serviços a serem prestados e devem sempre possuir responsável técnico geralmente componente de empresa especializada neste tipo de serviço.