O que é manutenção preditiva e seus tipos.

Você já sabe o que é manutenção preditiva: ela visa prevenir danos, problemas estruturais e funcionais nas estruturas físicas de grandes edificações, ou no funcionamento de veículos e máquinas em geral. Em suma, é isso… Mas não é tão simples quanto parece, há tipos e tipos de manutenção.

Acompanhe a leitura para entender mais sobre o que é manutenção preditiva e seus tipos.

Manutenção preditiva, o que é? <h2>

Essa manutenção pode ser classificada como um tipo de monitoramento de rotina. A monitoração é voltada ao desempenho e condição dos equipamentos e maquinários durante o funcionamento regular de uma empresa ou condomínio, por exemplo. Em suma, a aplicação da manutenção preditiva visa reduzir a probabilidade de ocorrer falhas, desgastes e danos gerais.

Isto é, essa modalidade atua mantendo baixos custos, diminuindo a regularidade de reparos de emergência, evitando paradas inesperadas e eliminando as manutenções desnecessárias, provendo:

  • Minimização do tempo gasto na manutenção de equipamentos;
  • Diminuição do tempo produtivo perdido com manutenções;
  • Redução no custo dos suprimentos e peças de reposição.

Em linhas gerais, o monitoramento preditivo é executado por intermédio de dados coletados e medição em campo como, por exemplo, termografia, ultrassom, análise de óleos no maquinário, vibração nos casos de edificações e até mesmo temperatura. Esse gênero de manutenção previne falhas e deteriorações nos equipamentos e construções. É possível preveni-las através dos principais parâmetros enquanto as máquinas continuam operando, ou antes mesmo de qualquer falha estrutural em prédios e condomínios, por exemplo.

Tipos de manutenção preditiva <h2>

Quando métodos preditivos são aplicados, é possível fazer um acompanhamento das condições gerais de processos e equipamentos, emitindo uma avaliação de status. Esse estado é obtido a partir do monitoramento, acompanhamento a medição de diversos parâmetros.

O acompanhamento ou monitoramento das condições pode ser executado de três maneiras:

1. Monitoramento subjetivo <h3>

A inspeção é um tipo de monitoramento subjetivo. Como assim RP? São ações executadas, geralmente, pela equipe de manutenção. As ações têm a intenção de acompanhar determinados itens de equipamentos e máquinas.

Nesse gênero de inspeção, é necessário o uso dos cincos sentidos humanos para fazer a detecção de anormalidades. Por exemplo, o profissional responsável pela manutenção pode captar com a audição um ruído anormal vindo de uma bomba de vácuo. Ainda, em outro cenário, pode sentir uma vibração excessiva ou uma elevação de calor vinda das transmissões com mancais ou redutores.

Nesse tipo de inspeção, como faz total uso da capacidade e expertise humana, depende totalmente da experiência dos profissionais.

2. Monitoramento objetivo periódico <h3>

O monitoramento objetivo periódico, como o nome sugere, tem a periodicidade determinada com antecedência. Essa medida é executada por intermédio de métodos ou instrumentos específicos.

A objetividade fica em evidência no uso da medição de itens ou de pontos desejados. Estes, por sua vez, são comparados com os parâmetros de valores pré- determinados.

Em geral, esse serviço é executado por profissionais qualificados, devidamente treinados para aplicar cada uma das técnicas preditivas utilizadas.

Esse critério é importante para que o uso de instrumentos e aparelhos calibrados e aferidos seja garantido. Ao mesmo tempo, é importante que o diagnóstico correto seja feito a partir dos dados coletados.

3. Monitoramento objetivo contínuo <h3>

A diferença entre monitoramento periódico e monitoramento contínuo está justamente nos termos pelos quais são acompanhados, ou seja, contínuo e periódico. Simplificando, a diferença é que um é feito em períodos que são pré-determinados. Já o outro é executado continuamente, considerando os riscos e criticidade de equipamentos e maquinários.

Assim vale a velha máxima: segurança sempre em primeiro lugar!

Nós da RP Engenharia estamos há anos no mercado, fazendo todos os tipos de manutenção preditiva em empresas e prédios em toda grande São Paulo, além de liderarmos projetos em todos o país.