Vantagens de um sistema de automação industrial.

Está pensando em automatizar sua linha de produção mas não sabe se valerá mesmo a pena? Pela nossa experiência em criação de sistemas de automação industrial, há diversas vantagens em se buscar esse tipo de aprimoramento de processos.

                Essa prática se tornou popular a partir do pós segunda guerra mundial,  já que com menor mão de obra, veio a necessidade da existência de linhas de produção cada vez mais mecanizadas ou  robotizadas. 

                Se hoje a automação faz parte do nosso cotidiano, isto não  foi sempre assim e, pode-se dizer, foi a indústria que criou a rotina da mecanização e da automatização que hoje permeia a  vida do homem e da mulher modernos.

                Tudo, absolutamente tudo, hoje, depende de automação industrial: a sincronização de voos e linhas de metrô, telecomunicações, blocos cirúrgicos de hospitais e o funcionamento de máquinas pesadas.

                Hoje, é na mecatrônica que residem os segredos da automação industrial.

                Quando falamos em  automação industrial,  hoje,  não  estamos falando somente de energia e força motriz, mas também em bits e bytes, softwares e sistemas conjuntos de transmissão e armazenamento de dados. Se as máquinas outrora simplesmente substituíam o esforço físico (mecanização), hoje estas mesmas máquinas são controladas à distância por programas de computador (automação industrial).

                Os precursores desta automação de início produziram uma máquina fresadora de três eixos através de controle remoto e análise e aplicação de dados, daí evoluindo para o comando numérico da linguagem binária, o que permitiu a fabricação  de diversas ferramentas através de comando remoto computadorizado e sequencial – esta foi a peripécia do MIT, famosa universidade americana especializada em pesquisas tecnológico-científicas. Daí para o primeiro robô industrial foi um  pulo, e mesmo hoje há fábricas de robôs espalhadas  pelo planeta. A robotização das linhas de produção,  aliás, é dos últimos legados da automação industrial  para o Século  21.

                A automação industrial economiza energia e dinheiro, é mais rápida, permite uma  produção massificada de peças e sistemas industriais e é mais segura para  o trabalhador.

                Ficou alguma dúvida sobre os benefícios de um sistema de automação industrial? Entre em contato com a gente, fazemos toda a logística, produção e montagem de sistemas de automação.