Indústria 4.0 e a produtividade.

A tecnologia chegou em todos os cantos e claro que a indústria não poderia ficar de fora…

Mas até que ponto a linha de produção pode alcançar uma melhor produtividade com a aplicação dos preceitos da chamada Indústria 4.0?

O que é a indústria 4.0?

Por meio de maquinários especializados na verificação e transmissão contínua do desempenho dos equipamentos em questões de desgaste mecânico, uso de energia e mau funcionamento, há geração contínua de dados específicos de cada etapa da fabricação, permitindo uma análise aprofundado que pode aumentar a produtividade.

A indústria 4.0 aprimora em muito o que conhecemos na linha de produção. Conexão entre máquinas, a internet das “coisas”, impressão 3D, computação em nuvem, Big Data, integração entre aparelhos, inteligência artificial e sistemas de simulação estão entre as principais inovações na indústria 4.0.
Com esses recursos, a transformação das plantas fabris já está acontecendo gradativamente, possibilitando maior controle, customização da produção e redução de custos.

A comunicação contínua entre os departamentos da indústria em todas as etapas produtivas é fundamental para o controle de operações, matérias-primas, custos, manufatura, vendas e processos logísticos. Assim é possível aumentar o potencial de produção sem perder qualidade e lucratividade.
Para isso, o cenário da indústria 4.0 viabiliza uma linha de montagem inteligente, com sistemas que conectam diferentes equipamentos, recursos e roteiros em um único posto de trabalho, também chamado de Estação Virtual.

Além disso, o acompanhamento em tempo real viabiliza tomadas de decisões mais certeiras e a intervenção dos colaboradores sempre que necessário, contribuindo para aprendizados constantes e uma evolução contínua da linha de produção.

Um dos maiores ganhos da indústria 4.0 é o aumento da produtividade. Esse benefício é resultado de todos os recursos da linha de produção 4.0, incluindo o sensoriamento, a computação em nuvem e a Internet das Coisas.
Quer entender mais sobre a indústria 4.0? Entre em contato com a gente. A RP Engenharia tem mais de 10 anos de mercado, atuando em vários setores da indústria.