Manutenção preventiva e corretiva:qual a diferença?

Ações de manutenção valem muito à pena no dia a dia das empresas, e saber como aplicá-las corretamente garante maior vida útil aos equipamentos.
Além das manutenções preventiva e corretiva, existe também a manutenção preditiva, que possui grande eficiência nos processos.

Quando ouvimos o termo “manutenção”, automaticamente pensamos em “despesas”. As manutenções preventivas e preditivas funcionam como uma espécie de garantia contra os prejuízos de paradas não programadas. Realizar o planejamento das manutenções, é um investimento e não deve ser visto como despesa.

Afinal, qual a diferença entre cada tipo de manutenção:

Manutenção preventiva – Ela é feita de maneira a prevenir problemas, é uma manutenção programada, ou seja, ela é realizada seguindo um cronograma e acontece independentemente de danos reais.
A vantagem da manutenção preventiva, é que como ela realiza essas vistorias e procedimentos, ajuda a reduzir a exposição aos danos e desgastes, diminuindo, também, os custos relacionados à reposição de peças e outros componentes.

Manutenção preditiva – Essa manutenção tem objetivo semelhante a manutenção preventiva.
Na preventiva as ações são feitas baseadas em períodos, sem avaliação da estrutura e do estado das máquinas, já na preditiva as ações de manutenção são baseadas na inspeção sistemática e na observação frequente das modificações dos parâmetros ou condições de desempenho das máquinas e equipamentos.
Com ela é possível identificar o momento certo para realizar uma ação, evitando que o equipamento venha a sofrer com danos que paralisem seu funcionamento.

Manutenção corretiva – Feita de maneira a corrigir os problemas ou falhas que os itens já tenham, por isso é uma manutenção não programada.
E na maioria das vezes, envolve ações mais drásticas, como substituição de peças e componentes danificados ou extremamente desgastados.

Vale ressaltar que todas as manutenções são importantes para o bom funcionamento da empresa.

O ideal é manter um programa de manutenção ativo e eficaz, auxiliando na prevenção de falhas e intervindo a tempo.

Conheça as soluções que a RP Engenharia tem para sua empresa.

Matérias recentes

Sistema de Tração Elétrica

Serviços de Engenharia Elétrica: Os sistemas de tração elétrica são componentes fundamentais na modernização do transporte, oferecendo eficiência, sustentabilidade e inovação. Esses sistemas são amplamente

VISUALIZAR »

Reservatórios em concreto

No campo da Construção Civil e Engenharia Civil, oferecemos soluções completas que atendem a todos os requisitos especificados em plantas industriais. Nosso trabalho abrange desde

VISUALIZAR »
//
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.