Entenda melhor o teste hidrostático.

O teste hidrostático é uma exigência norma regulamentadora NR 13 e é importante na análise de sistemas de calefação e refrigeração, ar comprimido e vapor e na construção de caldeiras na usinagem industrial. Mas como funciona esse teste?


Acompanhe a leitura e entenda melhor o teste hidrostático.

Funcionalidade


Este teste propicia que sejam verificadas a segurança e a eficiência dos sistemas hidráulicos formados por tubos e vasos de pressão, preenchidos durante o teste com líquido pressurizado (sob pressão). Através do teste é que se vai evitar o risco de danos e acidentes do trabalho, recomendando a adoção de cuidados vários para evitar o desgaste dos sistemas e equipamentos, evitando dano, pane e o risco de perecimento de pessoas pelo rompimento da estrutura.


Por isto é que o teste hidrostático será sempre preditivo, testando equipamentos e avaliando seu funcionamento. A coisa toda se dá simulando erros e expondo a resistência e longevidade do equipamento a simulações severas que imponham forte desgaste nos materiais empregados. Havendo vazamentos e rupturas ou mesmo pane do sistema, o teste vai acusar a existência de falhas dessas estruturas. Isto decorrerá do seu mau uso ou defeito de fabricação.


Para evitar tanto prejuízo, o teste hidrostático preditivo vai utilizar líquidos pressurizados (sob pressão) para o preenchimento interno da superfície da estrutura a ser testada. Seu conteúdo será preenchido por fluidos que vai ajudar na análise da existência de rupturas e fissuras internas que comprometam sua segurança, desemprenho e vida útil. Além de líquidos, podem ser usados gases que irão preencher tubulações com o mesmo propósito de testar-lhes a resistência e prolongar sua eficiência e vida útil.

Além disto, o teste também poderá detectar falhas materiais em extintores, vasos de pressão e mangueiras, corrosão sob tensão, propriedades mecânicas e presença de hidrogênio.

Conseguiu entender melhor a importância do teste hidrostático? Continue acompanhando o blog da RP e fique por dentro de assuntos relacionados à indústria.

Matérias recentes