MANUTENÇÃO CIVIL INDUSTRIAL – O QUE É E A SUA IMPORTÂNCIA.

Você sabe como funciona a manutenção civil industrial? Quando falamos em manutenção civil, lembramos logo de manutenção predial, que é a mais comum, que engloba serviços que garantem as condições de segurança, conservação e usabilidade do prédio. Sobretudo, quando falamos de “manutenção” devemos ter em vista que ela será sempre preventiva, e não corretiva como infelizmente as más práticas do mercado findaram por concretizar como regra geral.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre manutenção civil industrial.

Por que fazer a manutenção civil?<h2>

Quem provê a manutenção correta de suas instalações prediais, na verdade impede e evita que danos e sinistros ocorram em suas instalações e estruturas internas e externas e, portanto, a atividade de manutenção deverá ser periódica e preventiva, a fim de evitar que os materiais e mecanismos utilizados na estrutura da obra a ser inspecionada alcancem situações limite ou perda de vida útil precoces e anteriores à regular e indispensável manutenção.

O que a manutenção civil industrial confere? <h2>

Voltando à manutenção predial, ela visa a qualidade de vida de moradores, usuários e colaboradores que exerçam sua atividade profissional nas estruturas prediais internas a serem manutenidas. Assim, a manutenção civil englobará ações de limpeza, pintura, reparos elétricos e hidráulicos, fixação e correção preventiva de estruturas e equipamentos.

Mas, e quando falamos de manutenção civil INDUSTRIAL? Este é um conceito mais segmentado, evidentemente. A origem do conceito é a mesma: se mantém a qualidade da estrutura civil/predial por meio de inspeções e intervenções preventivas genéricas ou específicas para preservar as estruturas e equipamentos internos, a segurança dos usuários, a limpeza e a higiene do local, com ênfase na prevenção de danos estruturais e de maquinário ou ferramental agregados ao imóvel industrial.

O que é a manutenção civil industrial <h2>

A manutenção civil industrial possui também peculiaridades que a torna em especialmente relevante para o funcionamento de plantas industriais e fábricas, porque sua realização correta, periódica e regular irá adequar o funcionamento ininterrupto destas estruturas (que não podem parar) à solução de problemas estruturais como trincas, desgaste de materiais e erosão, perda de aderência em áreas de concretagem, ampliação de bases e estruturas de plantes, com montagens elétricas e estruturas metálicas correspondentes.

A importância desta modalidade de manutenção civil, quando industrial, ganha relevante projeção e alcança o bem-estar e a segurança de colaboradores, fornecedores, visitantes e usuários, sendo imprescindível não somente para garantir a realização de objetivos industriais e de mercado e obtenção de lucros, mas também para agregar valores à atividade industrial, tornando-a social e ambientalmente menos nociva à sociedade que a situa.

Ficou claro o que é a manutenção civil industrial e sua importância? Continue nos acompanhando para entender mais sobre esse ramo. Se tiver alguma dúvida, pode comentar.

Matérias recentes