Manutenção predial – principais serviços oferecidos.

Você sabe quais os principais serviços oferecidos em manutenção predial? Empresas de engenharia não se dedicam somente a construir edificações e instalações, mas também a promover sua manutenção. Principalmente quando se trata da manutenção de edificações prediais, que são as construções de edificações de grande porte, como edifícios, casas, condomínios, etc.

Confira mais sobre os principais serviços oferecidos neste tipo de manutenção.

O que é a manutenção predial

A manutenção predial busca prevenir falhas na funcionalidade das construções, atendendo exigências de segurança e otimizando a vida útil dos prédios. O que não quer dizer que também não sirva para detectar e resolver problemas nestas construções de grande porte.

Ao longo de sua vida útil, a edificação, por mais bem construída que seja, vai obrigatoriamente apresentar problemas, sejam estes de ordem estrutural, existentes desde sua concepção e projeto, ou decorrentes simplesmente do tempo de sua utilização e ocupação. Por isto é que as edificações, ao longo de sua vida útil, podem e devem ser submetidas a manutenções prediais periódicas, independentemente da existência prévia de problemas ou da qualidade do projeto.

E quando a manutenção predial não é realizada?

Quando não se realiza a manutenção predial regularmente e em tempo oportuno, corre-se o risco de danos graves na estrutura da construção, na funcionalidade de suas instalações e mesmo na segurança das pessoas e equipamentos existentes no complexo arquitetônico a ser periodicamente revisado.

Há uma necessidade de cumprimento de regras técnicas, inclusive de segurança no uso e ocupação do solo urbano e na segurança do trabalho daqueles colaboradores que porventura exerçam suas funções no interior das instalações da edificação ao longo do seu tempo de vida útil – relativizado e prejudicado com a demora na manutenção. Até o valor do projeto e da obra pode ser prejudicado, desvalorizando-se a edificação.

A manutenção predial rotineira é importante, principalmente, em condomínios residenciais, em que transitam famílias e, nelas, crianças e adolescentes. A existência de falhas estruturais e de funcionalidade pode gerar danos à coletividade e, com eles, a responsabilização civil de empresas, síndicos e administradores – o que sai muito mais caro do que prevenir, né?

O que a manutenção predial confere?

O principal e primeiro item desta manutenção é a realização da inspeção predial, em que se define a situação concreta do prédio conforme sua funcionalidade e o respeito às normas técnicas inerentes ao funcionamento do condomínio. Neste momento é que também serão detectadas as falhas a serem corrigidas na intervenção propriamente dita para a manutenção. É uma espécie de check-up, e como todo check-up, ele dá uma “geral” em todo o complexo.

Além de detectar problemas, a inspeção predial permite classificar eventuais falhas quanto ao risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio. Dessa forma, as intervenções podem ser programadas em função de seu grau de criticidade.

A manutenção predial também classifica as falhas descobertas durante as inspeções, classificando-as conforme sua gravidade; se são regulares, mínimas ou se simplesmente representam perda de funcionalidade e prejuízo indireto a terceiros a médio ou longo prazo.

A manutenção predial deve obedecer a norma técnica ABNT NBR 5764:2012, considerando as características da edificação, seu uso efetivo, tamanho e complexidade, além de seu entorno. Ela engloba todos os componentes da estrutura, da alvenaria às instalações sanitárias, hidráulicas e elétricas, elevadores e escadas, áreas comuns e unidades autônomas condominiais.

Ela é a manutenção ideal para antecipar e prevenir problemas, além de remediá-los e corrigi-los, evitando danos e responsabilidade civil, além de manter a funcionalidade e otimização da vida útil das estruturas arquitetônicas prediais envolvidas.

Ficou alguma dúvida sobre manutenção predial e os serviços oferecidos dentro desse escopo?

Nós da RP Engenharia estamos há anos no mercado de manutenção predial, tendo ampla experiência neste tipo de serviço. Entre em contato conosco para manter a qualidade do seu prédio.

Matérias recentes