O que é CCM na indústria? Quando é necessário?

Você sabe o que é CCM? É algo vital para a indústria, porque é um conjunto de motores em funcionamento, compartimentando sua força e a produção de energia, com distintas unidades de controles destas máquinas. Ou seja, CCM nada mais é que um Centro de Controle de Motores.

Não parece claro? Vamos explicar mais a seguir.

Como é um CCM

Parece complicado, mas não é.

Imagine um espaço na indústria dedicado ao funcionamento concomitante e de diversos motores, cada um com suas características, cada um com sua finalidade específica, todos controlados por meio de dispositivos eletrônicos individualizados no interior deste mesmo “centro”, cujos equipamentos operam em baixa e média tensão.

Eles tanto irão servir para o acionamento de motores trifásicos de corrente alternada, como também controlar equipamentos com uma tensão maior até que quinze mil volts.

A importância do CCM

Imagine esta parafernália, esta geringonça toda em um mesmo espaço – uma espécie de casa de máquinas, cheia de motores, com um painel elétrico comum de controle, mas com dispositivos distintos operados por softwares independentes, de modo a evitar que uma pane nestes equipamentos seja geral e prejudique a todos ao mesmo tempo.

Essa imagem que você formou na sua mente é o Centro de Controle de Motores. Sem ele haveria uma grande dificuldade de se gerenciar tantos equipamentos geradores de energia de forma prática e uniforme, o que geraria um grande transtorno e prejuízo.

Deu para entender a importância do CCM? É ele que vai manter a integridade e unidade entre todos esses equipamentos, sendo um local onde pode-se operar todos os motores geridos por ele.

Estes componentes irão, é claro, se adaptar em específico às máquinas que irão controlar por meio de chaves eletrônicas e inversores, dentre outros mecanismos típicos das plantas industriais. Por isto, dada sua complexidade, é imprescindível sua manutenção periódica preventiva; como não poderia deixar de ser, né?

Ficou claro o que é CCM na indústria e sua importância? Certamente que sim, né? Deixe um comentário que responderemos baseados em nossa ampla experiência nesse assunto.

Matérias recentes