O QUE É A MANUTENÇÃO ELÉTRICA?

Você sabe como é feita a manutenção elétrica de uma empresa? Este é um item indispensável, já que a manutenção periódica da parte elétrica é fundamental para se ter certeza de que todos os equipamentos eletrônicos estejam funcionando corretamente, com a segurança necessária para o bem-estar de todos. Imagina então quando se fala de grandes indústrias, que produzem a cada minuto e tem milhares de funcionários?

Acompanha a leitura e entenda um pouco mais sobre como é feita a manutenção elétrica de uma empresa.

O que é a manutenção elétrica? <h2>

A manutenção elétrica é uma manutenção preventiva, como diversas outras, como já falamos por aqui. E, como toda boa manutenção, consiste primordialmente em evitar danos ou minimizar seus efeitos durante o funcionamento de grandes estruturas industriais ou empresariais.

No que se refere especificamente à manutenção elétrica, ela se mostra indispensável em locais em que moram ou trabalham muitas pessoas, evitando assim o risco de incêndios e explosões, além de evitar também a danificação de equipamentos profissionais e industriais de alta tecnologia e custo expressivo.

A importância da manutenção elétrica <h2>

Por isto, a manutenção elétrica é importante em residências, condomínios, indústrias e grandes empresas em que trabalham muitas pessoas com equipamento de ponta, maquinário e ferramental tecnológicos caros e de suma importância para o funcionamento corporativo.

A manutenção elétrica também é importante para aumentar a vida útil de equipamentos, otimizando sua utilização e economizando na hora da conta com o reparo. Com agendamento periódico da manutenção, se economiza com concertos e acidentes do trabalho.  Isto evita também o denominado efeito dominó: a pane elétrica, ou o pico de energia, tem o condão de destruir diversos aparelhos e dispositivos em cascata, um a um, gerando gastos encadeados e de valor bastante significativo.

Mas é na segurança patrimonial e dos funcionários que a manutenção elétrica mostra sua mais contundente importância: sua realização periódica diminui ou anula os riscos de acidentes do trabalho em estruturas empresariais ou locais de afluxo de pessoas em habitações coletivas, condomínios ou plantas industriais.

Conclusão

Finalizando, a palavra “manutenção” vem do verbo “manutenir”, do nosso português mais arcaico. Hoje, a palavra está em desuso. Portanto, manutenir é preciso, para que se possa desfrutar das comodidades da vida moderna.

Ficou claro o que é manutenção elétrica em uma empresa? Continue nos acompanhando para entender mais sobre manutenção em empresas e indústrias.

Matérias recentes