O que é uma célula de flotação?

A flotação é um processo de separação de impurezas do meio aquoso, assim como a decantação, e é muito utilizado na maioria das indústrias. Se na decantação é o confronto de densidades entre materiais que irá separá-los, na flotação uma terceira substância é inserida: bolhas de ar que farão as partículas das substâncias mais densas flutuarem, separando-as do meio aquoso.

Neste processo, a impureza se transforma em espuma e assim é removida. O nome vem do inglês “flotation”, literalmente “flutuação”. A flotação pode se dar através de células ou colunas. Hoje vamos falar sobre o processo através de células…

Acompanhe a leitura e entenda o que é uma célula de flotação?

Célula de flotação

A célula de flotação é um processo muito utilizado na extração mineral, em que metais e outros minérios são separados do meio aquoso impuro através da adição de óleo, água e detergente que causam as tais borbulhas através da mistura, separando as substâncias. O mineral se condensa em bolhas e o restolho é descartado.

Como dito, a flotação ocorrerá através de colunas (tubos) ou células. Uma célula de flotação é um componente da estrutura industrial que separa o minério da água, ou a água das impurezas de um esgoto (por exemplo), em seu compartimento se adicionando lama mineral que irá ser agitada (airada) até que ocorra o processo de separação entre as substâncias.

Um reagente químico será depositado em um tanque para sua homogeneização, estabilizando suas características físico-químicas, o que é importante na flotação. Em tanques de mistura com dispersores, as substâncias serão inicialmente misturadas após homogeneizadas, separando as impurezas através das borbulhas – será estas impurezas que “sobrarão” na superfície daquele meio aquoso. A célula de flotação será responsável pela separação da substância após sua agitação, o que se dá, por exemplo, nos tanques de mistura que prepara leite de cal (mistura água + cal apagada), barbotina de carvão ativado (mistura água + carvão ativado), barbotina de microareia(mistura água + microareia) ou outros reagentes (permanganato de potássio, de argila, carbonato de cálcio…).

Gostou desse assunto? Continue seguindo nosso blog.

Matérias recentes

Fundamentos dos Sistemas Pneumáticos

Os sistemas pneumáticos são amplamente utilizados na automação industrial devido à sua eficiência, confiabilidade e versatilidade. Utilizando ar comprimido como meio de operação, esses sistemas

VISUALIZAR »
//
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.