O que é uma célula de flotação?

A flotação é um processo de separação de impurezas do meio aquoso, assim como a decantação, e é muito utilizado na maioria das indústrias. Se na decantação é o confronto de densidades entre materiais que irá separá-los, na flotação uma terceira substância é inserida: bolhas de ar que farão as partículas das substâncias mais densas flutuarem, separando-as do meio aquoso.

Neste processo, a impureza se transforma em espuma e assim é removida. O nome vem do inglês “flotation”, literalmente “flutuação”. A flotação pode se dar através de células ou colunas. Hoje vamos falar sobre o processo através de células…

Acompanhe a leitura e entenda o que é uma célula de flotação?

Célula de flotação

A célula de flotação é um processo muito utilizado na extração mineral, em que metais e outros minérios são separados do meio aquoso impuro através da adição de óleo, água e detergente que causam as tais borbulhas através da mistura, separando as substâncias. O mineral se condensa em bolhas e o restolho é descartado.

Como dito, a flotação ocorrerá através de colunas (tubos) ou células. Uma célula de flotação é um componente da estrutura industrial que separa o minério da água, ou a água das impurezas de um esgoto (por exemplo), em seu compartimento se adicionando lama mineral que irá ser agitada (airada) até que ocorra o processo de separação entre as substâncias.

Um reagente químico será depositado em um tanque para sua homogeneização, estabilizando suas características físico-químicas, o que é importante na flotação. Em tanques de mistura com dispersores, as substâncias serão inicialmente misturadas após homogeneizadas, separando as impurezas através das borbulhas – será estas impurezas que “sobrarão” na superfície daquele meio aquoso. A célula de flotação será responsável pela separação da substância após sua agitação, o que se dá, por exemplo, nos tanques de mistura que prepara leite de cal (mistura água + cal apagada), barbotina de carvão ativado (mistura água + carvão ativado), barbotina de microareia(mistura água + microareia) ou outros reagentes (permanganato de potássio, de argila, carbonato de cálcio…).

Gostou desse assunto? Continue seguindo nosso blog.

Matérias recentes