O que é uma linha de produção eficiente?

Uma linha de produção, composta por uma série de etapas pré-planejadas, é idealizada e construída para a fabricação de mercadorias em série por meio de colaboradores ou maquinários, cada um com sua função durante o processo de produção.

Linhas de produção são responsáveis por tornar o processo de fabricação menos oneroso e mais ágil, o que consequentemente, torna o produto na outra mais barato ao mercado consumidor.

Grandes exemplos de precursores bem-sucedidos nas linhas de produção são Henry Ford, no início do Século 20, que criou e adequou as linhas de montagem à indústria automobilística, expandindo a criação e a montagem de seus automóveis, com isto popularizando-os mais ainda, e a japonesa Toyota, que revolucionou o setor, diminuindo e flexibilizando mão de obra, entregando a parte mais manual e “suja” da linha para o trabalho de máquinas.

Vantagens da linha de produção

Só a linha de produção conseguiu produzir bens em escala industrial, compensando a crescente demanda com a equivalente oferta de produtos oferecidos em série, em grandes quantidades.

Na verdade, só há benefícios com a linha de produção!

Como na lenda e nos filmes, ela é composta por esteiras rolantes, trabalhadores, máquinas e robôs, todos operando e monitorando ao mesmo tempo as ações segmentadas da cadeia produtiva ali tão bem condensada e simbolizada.

Ela começa a funcionar com o abastecimento de matéria-prima e, conforme o planejamento, vai para a esteira para se transformar, passo a passo, etapa por etapa, no produto final comercializado na praça.

O que há após a linha de produção

A linha de produção, no entanto, não termina na realização do produto. Depois disto há o acabamento, o envase e a embalagem, tudo de prazos previamente estipulados que irão beneficiar a logística de distribuição do produto depois de, finalmente, pronto.

A otimização da produção na linha de montagem passa sempre pela atualização e modernização de maquinário e equipamentos específicos e na capacitação de colaboradores. Também é necessário seguir regras de segurança e submeter o equipamento a revisões e testes periódicos.

Para criar uma linha de produção eficiente, é necessária a capacitação dos colaboradores, maquinário e equipamentos de ponta, constantemente revisados, testes também constantes e cuidados na segurança do trabalho.

Quer montar uma linha de produção eficiente? Entre em contato com a gente, nós da RP Engenharia estamos há anos no mercado planejando e montando linhas de produção em série.

Matérias recentes