O que é um sistema pneumático?

A pneumática é a ciência que estuda sistemas mecânicos de compressão de ar. Na verdade, o essencial para a indústria é a utilização do oxigênio envasado, acondicionado, para fins de produção industrial.

E é aí que entra a importância dos sistemas pneumáticos.

Como funciona um sistema pneumático

A compressão de gases, e não somente do oxigênio, pode ser convertida em energia mecânica para a dinâmica e o movimento de eixos e pistões ou para fornecimento de oxigênio em ambientes rarefeitos – em minas subterrâneas ou em altitudes elevadas, por exemplo.

A pneumática vai gerar energia (força) através da compressão do ar. A hidráulica faz isso com a passagem de fluídos. As usinas hidrelétricas, por exemplo, usam a força da água para gerar energia. Só que a energia hidráulica reutiliza o recurso natural empregado, enquanto o sistema pneumático não reaproveita o gás expelido após a compressão.

Ferramentas pneumáticas

Os principais componentes de uma aplicação pneumática são os cilindros pneumáticos, as válvulas de controle e a parte de preparação de ar, além dos acessórios.

Podemos ir além com os sistemas pneumáticos e nos lembrarmos do garrote médico pneumático, um instrumento cirúrgico. Nas linhas de montagem industriais, há o pregador e a parafusadeira pneumáticas, ambos assim chamados porque geram força mecânica através da compressão do ar.

Também são importantes itens de segurança veicular, bastando para isto nos lembrarmos dos sistemas pneumáticos de frenagem de veículos de carga (caminhões).

Benefícios

A pneumática normalmente é uma opção viável devido ao seu baixo custo, sendo mais flexível e segura do que outras opções, como elétrica e hidráulica.

 A pneumática tem aplicação em uma ampla variedade de indústrias, justamente devido ao seu custo, confiabilidade e simplicidade.

Sistemas pneumáticos são mais fáceis de serem desenhados e instalados que um sistema elétrico equivalente, por exemplo.

Os cilindros utilizados nesse sistema também fornecem uma excelente força em relação ao pouco espaço usado, podendo ser usados para prender, posicionar ou movimentar uma carga.

Um sistema pneumático tem uma grande viabilidade industrial, trazendo diversos benefícios para a fábrica, como pudemos observar.

Quer um sistema como esse em sua empresa? Entre em contato com agente, temos anos de experiência no mercado, com projetos de sistema pneumático executados em todo o país.

Matérias recentes