Painéis de distribuição e acionamento motriz, entenda o que são.

A força motriz, ou potência motriz, é um agente exterior que transmite movimento. Este agente poderá ser água, vapor ou eletricidade. O negócio aqui é tratar da eletricidade como força de movimento e como esta força (ou energia) será distribuída.

A força motriz é sinônimo de “trabalho”, força vezes distância na antiga fórmula que aprendemos nas aulas de física. É a potência que produz movimento! Como a energia elétrica é a mais utilizada para produzir esta força ou movimento, é necessário instalá-la para distribuir de maneira correta, segura e econômica a energia gerada.

Vamos saber mais detalhes sobre como funcionam os painéis de distribuição e acionamento motriz?

Como funcionam

O painel de distribuição de energia elétrica existe em toda casa, edificação, estabelecimento comercial etc. Seu nome técnico é “quadro de distribuição de energia elétrica” e quando estamos falando em escala industrial, também falamos de distribuição de energia industrial – e o quadro será mais importante ainda.

Como o próprio nome já diz, este quadro será responsável pela distribuição de energia, e no caso da indústria, aos seus diversos setores produtivos. Ele é sempre projetado conforme o espaço físico disponível e com as múltiplas partições da distribuição desta energia através de compartimentos estanques e fragmentados que irão receber a energia distribuída dentro da indústria.

O formato do quadro poderá ser em colunas ou armários integrados, ou dotados de mesas de comando com equipamento industrial, sempre conforme sua utilidade e o espaço físico à disposição; não somente para a instalação do quadro, como para a distribuição da energia controlada por ele.

O que o compõe e sua manutenção

O quadro será sempre composto por painéis elétricos, sejam de distribuição ou subdistribuição de energia, ou de automação e controle, acionando motores à distância através de força motriz.

Se alguma coisa é importante para a indústria, também é importante sua manutenção, certo? Com os quadros de distribuição de energia não é diferente. Neles, é importante verificar sempre disjuntores, chaves, baterias, medidores e sensores. Sem isso, panes elétricas e curtos podem gerar prejuízo para a empresa e perigo para a saúde e mesmo a vida das pessoas.

A manutenção periódica previne frouxidão de componentes, que são reapertados nas paradas técnicas programadas para a manutenção dos quadros de distribuição elétrica. A frequência e a intensidade da energia distribuída também são medidos nas manutenções periódicas, mantendo-se especificações de fábrica destes componentes e, assim, aumentando a vida útil de todo o sistema.

A manutenção preventiva, além de testar componentes e ajustá-los, também se dá monitorando seu funcionamento através de um procedimento chamado “manutenção de ensaio” – a mais comum das manutenções preventivas.

Com a realização do exame com os dispositivos em regular funcionamento, se detectam eventuais inconsistências, mau funcionamento de circuitos e máquinas. Assim se evitam graves acidentes, curtos e panes elétricas.

Entendeu mais sobre painéis de distribuição e acionamento motriz e sua importância? Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Matérias recentes