Quais as peculiaridades da construção civil em indústrias.

A construção civil é uma atividade econômica ampla e extremamente importante para a economia e o desenvolvimento da sociedade. Ela engloba toda e qualquer espécie de edificação em empreendimentos imobiliários, inclusive na indústria.

Mas afinal, quais as peculiaridades da construção civil em indústrias?

Acompanhe a leitura e entenda melhor o assunto.

Foco na produção

Na indústria, a construção civil é focada em obras de infraestrutura que permitam o funcionamento de linhas de montagem e produção em plantas industriais que, por sua vez, também são edificadas através desta importante atividade profissional. Será também através da construção civil que serão realizadas as instalações de saneamento, energia elétrica, gás e telecomunicações dentro das respectivas plantas indústrias.

É um erro crer que a construção civil industrial seja direcionada tão somente para a edificação de estruturas industriais. Na verdade, ela também é indispensável no planejamento do projeto e na sua manutenção – aliás, até no estudo de viabilidade estrutural da atividade desenvolvida na planta.

É fato que a construção civil é padronizada e isto debilita seu controle de qualidade, indispensável na atividade industrial. No entanto, esta atividade será recompensada com a agilização da atividade de edificação e nesta sua íntima conexão com outras etapas da atividade industrial que irão, aí sim, aferir a capacidade, a resistência de materiais e a segurança no trabalho no interior
da instalação.

A indústria não é o único alvo da construção civil, como se sabe. E a recíproca também é verdadeira. Não será somente a construção civil a responsável pela edificação/manutenção industrial, mas também aquilo que se denomina indústria da transformação: a produção de materiais de construção, o refino de matérias primas e a prestação de serviços secundária e terciária.

Mas esse é assunto para um outro texto… Continue seguindo nosso blog e fique por dentro!

Matérias recentes