Principais benefícios do 5G para a indústria.

A tecnologia evolui muito rapidamente. Quanto mais um conceito é moderno, mais ser tornará obsoleto em pouquíssimo tempo. E é claro que você já ouviu falar da tecnologia 5G, que supera a 4G, que por sua vez já havia engolido a 3G, etc… Enfim, estamos falando de velocidade de conectividade!

Esse G significa “geração”. Na prática, estamos falando de poder conectar diversos aparelhos (dispositivos), mesmo de espécies distintas, ao mesmo tempo e em compartilhamento. Estamos falando na possibilidade de condução de carros à distância através de aplicativos e também é certo que a tecnologia 5G interessará de perto à internet das coisas e, via de consequência, à indústria!

5G pelo mundo

A tecnologia 5G já é uma realidade nos Estados Unidos, na Alemanha, Japão e China. No Brasil, sua implementação é paulatina (pouco a pouco), mas já começou.

Espere aí… e falamos em internet das coisas acoplada à tecnologia industrial. Em que a conectividade 5G influenciará nisso? Bom, com ela você, com incremento do compartilhamento constante que a melhor capacidade e velocidade desta nova tecnologia proporciona, vai poder conectar ao mesmo tempo diversos objetos à mesma rede: drones, linhas de produção, veículos sem motorista humano, etc… Bem-vindo à internet das coisas (IoT).

Mais tecnologia também na linha de produção

Até no mundo empresarial, e mesmo no ensino à distância (EAD), o upgrade será intenso, com videoconferências mais velozes, com menos bugs e delays.

O seu plano de internet ou de dados móveis de celular não precisará mudar para alcançar toda a eficiência desta nova tecnologia: no máximo, vai ter que pagar um pouco a mais por um serviço que começará nas capitais e chegará rapidamente ao interior do Brasil e aos seus mais diversos rincões.

Nós aqui da RP Engenharia já estamos prontos para tantas mudanças positivas! E você? Deixe seu comentário e divida conosco sua opinião sobre o assunto!

Matérias recentes