Quais as principais ferramentas de qualidade usadas na construção civil?

A construção civil não é só construção, mas também demolição, reforma e ampliação de ambientes, ou mesmo edificações e benfeitorias que estejam agregadas ao solo e subsolo. É uma atividade econômica tão importante que vem regulamentada em instrução normativa (INRFB 971).

O que pouca gente sabe é que a construção civil também realiza atividades bastante específicas e peculiares, como a escavação para fundações, alvenaria de vedação e industrial, concretagem, acabamentos e revestimentos.

Ah! Quando você ouvir falar em alvenaria lembre-se que ela é um conjunto de materiais composto por tijolos, bloco, cimento e concreto, dentre outros.

É importante o método na construção civil. Uma obra bem realizada deve necessariamente ser vistoriada e projetada primeiro, com uma prévia escolha de estrutura e definições de seu dimensionamento.

O cálculo é a alma do negócio até aqui. Daí em diante, valem os equipamentos e sua qualidade e, principalmente, funcionalidade.

Os equipamentos são os mais diversos, todos ligados diretamente à construção civil. Desde o alicate até o andaime e a betoneira, todos servido para a edificação, a reforma, o reparo propostos e idealizados no projeto. Mas também há outros ferramentais, ou ferramentas, quando falamos em “equipamento”: a bomba d´água, a chave de aperto, o compressor de ar, a esmerilhadeira, etc… Todos úteis, indispensáveis mesmo, para a obra. Até o gerador de energia, sabia? Eles convertem energia mecânica em energia elétrica através da queima de combustível e é através deles que canteiros de obras ainda sem energia irão funcionar.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à construção civil? Continue seguindo nosso blog.

Matérias recentes