Qual a diferença entre ETE e ETA?

A indústria é responsável por 22% do consumo de água no planeta. Antes de usá-la, entretanto, é preciso tratamento adequado para aplicá-la na produção ou composição de algum produto. Depois da utilização, a água não pode ser descartada de qualquer forma, é preciso tratá-la para devolvê-la ao meio ambiente ou retorná-la ao processo produtivo.

Para realizar estes tratamentos são utilizadas tecnologias ambientais, como as ETE e ETA. Siga com a leitura e entenda qual a diferença entre ETE e ETA?
Estação de Tratamento de Esgoto – ETE

A ETE, ou Estação de Tratamento de Esgoto, é a responsável por tratar os efluentes domésticos e industriais, ou seja, aqueles resíduos que foram descartados ao final de algum processo.

O efluente doméstico é composto por:
• Água;
• Impurezas geradas pelo uso;
• Matéria orgânica;
• Bactérias e vírus;
• Sólidos dissolvidos e suspensos.

Por sua vez, o efluente industrial apresenta:
• Água de consumo industrial;
• Impurezas geradas pelo uso;
• Metais pesados;
• Óleo e outras substâncias tóxicas.

Através da ETE, é possível tratar a água advinda do esgoto e eliminar mais de 95% de suas impurezas.

Em muitas indústrias, a água que passa pela ETE pode ser reaproveitada em alguns processos até mesmo dentro da linha de produção, ou pode ser utilizado para irrigação de pastos, por exemplo.

Estação de Tratamento de Água – ETA

A ETA, ou Estação de Tratamento de água, realiza o tratamento da água retirada de fontes naturais, para que possa ser consumida. Geralmente, esse tratamento segue algumas etapas padrões.

Em primeiro lugar, a água é captada e transportada até a estação e, ao chegar lá, ela passa por um processo de floculação, onde são adicionados produtos químicos, para que os sedimentos aglutinem em forma de flocos.

Após aglutinar as partículas e decantar a água, a próxima etapa sedimenta os flocos. E, por fim, é feita a desinfecção com cloro e flúor.

Dessas forma a água está apta para entrar nos processos necessários dentro da indústria, sem prejudicar a produção ou resultado final.

Conseguiu entender qual a diferença entre ETE e ETA? Continue seguindo o blog aqui da RP, temos mais de 10 anos de experiências para compartilhar.

Matérias recentes

//
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.