Quais os tipos de válvulas hidráulicas?

Já se perguntou quais os tipos de válvulas hidráulicas? Sim, há mais tipos do que o público comum poderia imaginar. As válvulas podem ser on-off (estilo liga-desliga), de controle e de uso especial, fixas, manuais ou motorizadas. E há as válvulas hidráulicas, que controlam o fluxo da pressão de fluidos hidráulicos, regulando-os e direcionando-os. A válvula vai abrir e fechar (como todas), total ou parcialmente, direcionando o fluxo de fluidos durante a sua passagem.
Bora saber mais sobre os tipos de válvulas hidráulicas?

A válvula hidráulica e seus tipos

A válvula hidráulica é, portanto, um dispositivo mecânico que abre e fecha, total ou parcialmente, para controlar o fluxo de fluidos – mas também o faz com o ar e com gases. E tem uma utilização industrial bastante vasta: nas linhas de produção, na estocagem e no fluxo de carga, na indústria alimentícia, naval, automobilística. Onde há um motor, há uma válvula hidráulica.

Dos diversos tipos de válvula hidráulica no mercado, podemos citar a do tipo carretel, que é bastante simples e opera por meio de manopla ou botão, através de um piloto que irá acionar a pressão do ar que irá comprimir a comporta da válvula. Há também as válvulas de alívio, que serão acionadas por cabos ou alavancas.

As solenoides, que são acionadas remotamente por direcionamento foto-elétrico, exercem o controle de fluxo de maneira diferenciada das válvulas de pressão, com acionadores do tipo gatilho ou servo-controlado.

As válvulas também podem ser classificadas conforme sua utilização: direcionais, de controle de pressão ou controle de fluxo, e todas irão exercer funções diferentes no sistema hidráulico.

Interessante, não é mesmo? Você sabia que existiam tantos tipos de válvulas hidráulicas?

Matérias recentes