A importância da sondagem elétrica vertical.

Você sabe o que é a sondagem elétrica vertical (SEV) e para que ela serve? Sendo de grande importância em processos industriais, é ela que vai medir a variação da resistividade de um ponto até uma determinada profundidade, sendo um método de investigação geofísica.

Vamos saber mais detalhes sobre sua importância e como ela funciona?

Como funciona a sondagem elétrica vertical

A sondagem elétrica vertical serve para medir a resistividade entre dois pontos isolados por eletrodos.

Calma, vamos explicar: resistividade é a maior resistência de um material à passagem de energia elétrica.

Como, para por em funcionamento um circuito elétrico, ou para repará-lo, é preciso saber se os materiais existentes nas estruturas entre os pontos de passagem da corrente podem resistir à energia elétrica, daí a necessidade do teste.

Esta investigação utiliza quatro eletrodos alinhados em relação à um ponto central. De início, os eletrodos são afastados dois metros um do outro e em seguida, pouco a pouco, esta distância simétrica vai sendo aumentada.

Este distanciamento é que irá permitir a sondagem elétrica vertical, porque um eletrodo vai acabar centenas de metros um do outro.

Os dados sondados, captados e analisados irão gerar um gráfico que irá mostrar o que chamamos de coluna geo-elétrica, vertical e que registra a variação da resistividade do material em razão da profundidade – a distância exercerá o que iria gerar a sub-superfície, as camadas horizontais a serem atingidas pela corrente elétrica.

Esta sondagem é, portanto, uma simulação que irá destacar a diferença potencial entre dois eletrodos na corrente, como se sua distância crescente pudesse afetar a resistividade dos materiais ao longo do fluxo da corrente elétrica.

Tipos de sondagem elétrica vertical

Há duas espécies de sondagens: o arranjo Shlumberger e o arranjo Wenner – nomes gringos difíceis, mas de simples entendimento.

Ficou claro como funciona e importância da sondagem elétrica vertical? Entre em contato conosco para mais dúvidas.

Matérias recentes