Como conciliar segurança e praticidade nas plantas industriais?

A construção de uma planta industrial começa sempre no seu projeto arquitetônico que deverá atentar para todos os aspectos do ambiente produtivo com ênfase para a segurança e a logística. Este planejamento todo deve congregar as particularidades de cada segmento industrial, acoplando seus conceitos particulares às exigências de otimização que irão tornar mais prática a rotina operacional.

O planejamento técnico da planta leva em conta a rotina fabril e a proteção dos colaboradores, além da natureza da matéria prima empregada e do produto a ser realizado ao fim e ao cabo da operação da linha de montagem industrial.

Desde as primeiras linhas do projeto as fases de produção devem ser respeitadas e levadas em conta: armazenamento, inspeção, produção, pós produção, distribuição, tudo deve estar ali, deve ser levado em conta na elaboração do projeto da planta!

A possibilidade de futuras expansões deve ser contemplada com um projeto flexível que permita e facilite futura ampliação da produção, com as óbvias adaptações de acessos e fluxos conforme este aumento da demanda e da necessidade do serviço.

Sem perder de vista conceitos sagrados no planejamento arquitetônico, como a estética e a funcionalidade, o planejamento fabril vai ter que seguir mais adiante para buscar a construção da planta em ambientes refrigerados e que facilitem a segurança do trabalho, evitando ao máximo atividades insalubres no interior do complexo industrial. O isolamento térmico e a vedação de espaços, com criação de áreas estanques, também deve estar lá, desde o início, no projeto.

Alguns detalhes nestes projetos são mais comuns, seguem a uma espécie de padrão: pisos simples, standard, revestimentos tradicionais, isolamento acústico e térmico, otimização do consumo de energia ecologicamente limpa, espaços para reciclagem e armazenamento seguro de maquinário e mercadorias.

Está pensando em ampliar sua indústria e gostaria de conciliar segurança e praticidade? Entre em contato com a RP, temos experiência e conhecimento de mercado para ajudar.

Matérias recentes