Entenda mais sobre automação industrial.

A automação industrial é um procedimento que procura robotizar as fases da fabricação de um produto de maneira a maximizar a praticidade da linha de montagem com o mínimo esforço humano direto.

Justamente por isto, a automação depende muito de tecnologias de software e hardware e de maquinário e equipamentos exclusivos para utilização nas linhas de montagem industriais. Só assim a automação irá aumentar a autonomia dos processos de fabricação e, nele, reduzir ao máximo o esforço humano na cadeia de valor. Dentro desta realidade são comuns conceitos como sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem, além do novíssimo termo “fábrica inteligente” – nunca antes tão verdadeira!

Os primeiros sistemas de automação vem da pré- revolução industrial, quando o tear e depois outros dispositivos mecânicos passaram a substituir o esforço humano nas linhas de produção. São desta época as alavancas, contatores, relés, roldanas e inúmeros outros equipamentos que já existiam mas até então jamais tinham sido usados na linha de produção industrial.

Máquinas, máquinas mesmo, estilo computadores rudimentares, surgiram somente com a segunda grande guerra. Circuitos integrados analógicos que, depois, com a corrida aeroespacial, se tornaram mecanismos digitais de agilização das linhas de produção.

A sinergia entre estes princípios somente é obtida porque a automação industrial congrega a tecnologia eletrônica à tecnologia da informação e à arquitetura industrial. Somente este conteúdo multidisciplinar permite que distintos setores do saber humano consigam interagir e auxiliarem-se reciprocamente.

Interessante não é mesmo??!! Quer ficar sempre informado sobre assuntos dessa natureza? Continue seguindo nosso blog.

Matérias recentes