Qual a função do sistema predial de captação de águas pluviais?

Um sistema predial é uma construção física funcional integrada a um edifício ou prédio – assim considerado no mercado brasileiro como sendo uma construção civil constituída de três ou mais pavimentos. Os sistemas prediais servem para dar eficiência à utilização das estruturas do edifício em sua plenitude.

Esta captação da qual tanto falamos consiste no armazenamento e utilização da água da chuva através de superfícies permeáveis de coleta existentes obviamente na cobertura dos prédios e composta por telhados, lajes e pisos. Felizmente, os prédios modernos em sua maioria possuem sistemas prediais de captação de água pluvial potável realizadas com tamanha técnica que por vezes torna desnecessária a análise prévia da qualidade e pureza do recurso hídrico captado tendo em vista, inclusive, que está água na maior parte das vezes não será potável e, portanto, será utilizada na limpeza de estruturas internas, cuidados paisagísticos (jardins), lavação de estrutura e escoamento de esgoto encanado.

Tornar viável o aproveitamento da água pluvial vai depender da precipitação das chuvas sobre a área a ser captada, se compatível com a demanda por água da estrutura predial. Ou seja, tem que chover o suficiente em uma estrutura com dimensões minimamente propícias à captação e que possa reverter em proveito real para o abastecimento do prédio.

Matérias recentes