Qual a importância da sondagem na construção civil?

A área de construção civil é vastíssima e abrange todas as atividades conectadas com edificações e não incluem somente a construção. Também se referem ao planejamento, projeto, execução e manutenção da edificação, além da restauração. A construção civil pode se referir não só a prédios e casas, claro: também nos referimos a ela quando tratamos de canais de navegação, aeroportos, estradas, pontes e obras de saneamento, dentre outras construções projetadas e executadas pelo engenho humano. Até quando demolimos, estamos nos valendo de construtores e engenheiros civis!
Toda construção civil é cercada de regulamentos e normas técnicas impostas pela Lei, pelo CREA e pela ABNT (associação brasileira de normas técnicas). E, por ser uma atividade eminentemente científica, deve ter responsáveis técnicos cuidando de todas as etapas da obra– engenheiros, arquitetos, paisagistas, técnicos em segurança do trabalho, etc…
O ato de sondagem deriva da observação e análise de algo. Em qualquer sentido, será uma investigação aprofundada e, no nosso caso da construção civil, será uma sondagem do solo para aferir sua capacidade, permeabilidade, resistência, aderência… Enfim, será através da sondagem que se irá verificar a possibilidade de se edificar sobre aquele específico solo sondado – inclusive e desde a fundação, que é por onde começa a execução da obra de construção civil.

Matérias recentes