Qual é a função do relé?

Você sabe qual é a função do relé e seus usos? Eles são dispositivos elétricos, peças que compõem um sistema elétrico e que tem a função de provocar modificações na frequência de circuitos elétricos.

Mas há muito mais que podemos aprender com esses dispositivos.

Como o relé funciona?

Através de um eletroímã e de um par de contratores, a frequência é modulada e alternada, saindo diferente do que entrou nos circuitos elétricos.

O relé vai abrir e fechar a corrente elétrica, quase literalmente, conduzindo a eletricidade para o circuito de saída.

Tipos de relés

Há relés simples e mais complexos, mas todos eles têm em comum o fato de possuírem dispositivos eletromecânicos de condução da eletricidade conforme a conveniência e a programação do circuito.

Aliás, o relé mais simples é o eletromecânico, composto de bobina de cobre e seus contatos e o núcleo de ferrite (o eletroímã).

Há outras espécies de relé: o fotoelétrico, que aciona ou desliga um circuito conforme a intensidade da luz, muito utilizado na ligação de lâmpadas de postes de iluminação de ruas.

Mas há também o relé sólido, que chaveia cargas elétricas resistivas ou indutivas e que funciona em baixa potência e não gera ruídos e ocupam menos espaços.  Como eles, há os de tempo, auxiliar, de sobrecarga e automotivo — que seguem operando em alta velocidade, otimizando a resposta do circuito elétrico com ganho de tempo e de energia. Com baixa voltagem e alta frequência, o relé sólido pode ser usado em mais ampla variedade de funções do que o relé eletromecânico.

Ficou claro o que são os relés e suas funções? Qualquer dúvida deixe nos comentários.

Matérias recentes