Sistema de tração elétrica, como funciona?

Você sabe como funciona um sistema de tração elétrica? Os motores a tração elétrica são considerados, hoje, a solução energética para o futuro do transporte automotor, principalmente devido à preocupação ambiental que privilegia motores elétricos em detrimento do combustível fóssil para a propulsão de veículos nas grandes cidades e estradas mundo a fora.

A tração elétrica ganha seguidores, adeptos e angaria curiosidades continuamente – como se fosse uma novidade. Mas não é! Trens, por exemplo, são movidos à tração elétrica desde a aposentadoria das velhas “Maria Fumaça”. É o motor de tração (MT) elétrico que movimenta a locomotiva e é o responsável pela transformação de energia elétrica em energia mecânica por meio de cabos ligados a um gerador e, deles, conectando todo o dispositivo a um eixo que será o responsável pelo acionamento das rodas da locomotiva sobre os trilhos férreos.

Como funciona o sistema de tração elétrica

O sistema de tração elétrico é mais ou menos assim, seja o motor a tração compelido por células elétricas ou baterias.

Para entender a tração elétrica, basta que você entenda que uma fonte de energia de tração, seja esta fonte qual for, deverá obrigatoriamente ter o condão de transformar esta energia em energia mecânica para criar movimento (dinâmica).

No nosso caso, a tração elétrica transformará a energia em movimento mecânico, através de um conversor eletrônico de potência que irá interagir com a transmissão eletrônica ligada as rodas do veículo – tudo isto através de uma unidade virtual de gerenciamento de energia. Ou seja, tecnologia de ponta, mas barata e que já possuímos.

Agora esqueça um pouquinho os meios de transporte: há diversos motores industriais, leves ou pesados, que sempre se fizeram funcionar através de dispositivos elétricos – nossa indústria é uma velha conhecida e cliente dos motores elétricos, utilizados para fazer funcionar desde linhas de automação até gruas e equipamentos de guindagem e torneamento (em caldeiraria, por exemplo).

Voltando aos veículos elétricos, eles emitem menos poluentes e possuem manutenção mais barata. Com o tempo, já se tornaram economicamente viáveis para o grande público consumidor nacional.

Nada mais natural, porque além de barata como fonte de energia, a eletricidade como geradora de movimento é muito fácil de ser entendida e aplicada em larga escala na indústria (inclusive na indústria automotiva).

Ficou claro o como funciona o sistema de tração elétrica? Deixe as dúvidas nos comentários.

Matérias recentes