Tudo que você precisa saber sobre sistemas elétrico de potência (SEP)

O sistema elétrico de potência (SEP) é o conjunto de grandes sistemas e energia que centrais elétricas, subestações de transformação e interligação, linhas e receptores usam. Estes sistemas de energia englobam a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

O SEP é composto de estruturas elétrico-industriais, fios, cabos condutores de energia e diversos componentes atrelados à geração e controle da energia elétrica dispendida e expandida e dispersa.

A energia elétrica no Brasil

A geração de energia elétrica no Brasil geralmente se dá através de usinas hidrelétricas. Através da força dinâmica motriz das águas se produz energia. A partir daí, o sistema elétrico de potência (SEP) é que irá irradiar esta energia, transmitindo-a paulatinamente às unidades consumidoras.

Dada sua importância e indispensabilidade da segurança inerente a uma atividade que irá distribuir energia entre a população em geral, estes sistemas são o que há de mais moderno em termos de tecnologia de dispositivos eletroeletrônicos. Devem ser precisos e, ao mesmo tempo, preparados para intempéries e condições climáticas adversas.

O SEP pode até desligar, ele não pode é falhar funcionando, nunca.

Como é composto o SEP

O sistema é composto de três subsistemas: de produção, transporte e distribuição, este último disperso em subestações que criarão ramificações na dispersão cientificamente controlada da energia elétrica distribuída.

O subsistema de produção será o responsável pela transformação de outras formas de energia em energia elétrica, seja controlando usinas elétricas, hidrelétricas ou centrais produtoras de energia eólica.

Por sua vez, o transporte desta energia se dará através de alta tensão e por meio de transporte de energia através de fiação, preponderantemente. As subestações são instalações de alta tensão elétrica que, através de transformadores de potência, consolidam os valores de tensão desejados e os distribuem as unidades consumidoras.

Um sistema elétrico de potência deve ser projetado por uma empresa responsável e com experiência na área, como nós da RP Engenharia que temos anos de mercado e atuação em todo o Brasil. Entre em contato com a gente para saber mais.

Matérias recentes