Teste Hidrostático, o que é e como é feito.

Vivemos em uma época de prevenção de prejuízos, danos a equipamentos e, sobretudo, cuidados com a segurança no trabalho de colaboradores e responsabilidade civil direta sobre danos a terceiros decorrentes do uso de estruturas e equipamentos industriais.

Para esta prevenção há testes preditivos de todo tipo. São preditivos porque põem em funcionamento os equipamentos para expor-lhe erros, medir sua resistência e detectar seus defeitos. O teste hidrostático é um deles.

O que faz o teste hidrostático?

 Ele identifica vazamentos e avalia a resistência de componentes do sistema, como em estruturas tubulares, por exemplo.

Sua realização implica na utilização de líquidos que irão preencher toda sua superfície interna, pressurizando-a, ou seja, colocando o conteúdo sob pressão.

Este preenchimento detectará vazamentos e a corrosão de componentes, através de equipamentos de última geração, tecnologia recente e alta qualidade. Também será possível fazer o teste hidrostático com gases que preencherão as tubulações para evitar o vazamento de substâncias inflamáveis.

Hoje, o teste hidrostático é uma exigência legal, da NR 13 (Nota Regulamentadora 13), e é imprescindível na análise de sistemas de calefação e refrigeração, ar comprimido e vapor e na construção de caldeiras na usinagem industrial.

Ao se fazer o teste hidrostático, é preciso ampla experiência em serviço de manutenção preditiva e preventiva. Devido a isso a RP Engenharia trabalha para executar o melhor em manutenções. Entre em contato!

Matérias recentes