A importância da manutenção do centro de controle de motores (CCM).

Motores podem ser elétricos, de combustão, nucleares. Aqui, o que nos interessa são motores elétricos, mais comuns na indústria. E eles podem ser de baixa ou média tensão – em um ou outro caso, são projetados para diversas funções. A mais importante delas é a manobra e o comando do transporte de cargas dentro da planta industrial. Mas, o que é um centro de controle de motores (CCM)?

Acompanha a leitura e entenda mais o que é o CCM e sobre a importância da manutenção do centro de controle de motores (CCM).

Centro de controle de motores

Um centro de controle de motores (CCM) é um painel com comandos completos para os equipamentos motorizados inerentes ao funcionamento deste transporte, que também poderá se dar através de esteiras na linha de montagem.

Através dos comandos do CCM se poderão encontrar equipamentos que, à distância e por via remota, irão controlar e gerir a proteção, o seccionamento e a manobra de cargas. Na central estão acoplados cabos provenientes das cargas e que irão distribuir energia elétrica para as unidades controladas pelos comandos presentes nos equipamentos do painel.

A importância do CCM é que ele é, hoje, indispensável à atividade industrial. Mediante seus comandos, se fomentam facilidades na montagem e na desmontagem de outros equipamentos, sua instalação, manutenção e expansão – portanto, não estamos falando somente em uma central de comandos responsável pelo transporte de cargas industriais.

No mercado, há diversos segmentos de centrais de controle: os compartimentados e não compartimentados e os fixos, dentre outros, conforme sua mobilidade e complexidade e tudo tendo em vista sua finalidade.

Devido à importância fundamental do CCM, a manutenção se torna vital…Não pode haver falhas, nem se quer a possibilidade de mal funcionamento.

Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a RP, clicando aqui, um de nossos consultores pode te ajudar.

Matérias recentes