Os principais tipos de painéis elétricos industriais.

Todas as indústrias tem inúmeros componentes eletrônicos, que estão presentes em praticamente todos os processos dentro de uma linha de produção, sendo assim, ao falar em partes elétricas, existe sempre a necessidade de cuidado, manutenção e urgência. Siga com a leitura e entenda um pouco mais sobre os principais tipos de painéis elétricos industriais.

Painéis elétricos

Os painéis elétricos são quadros de distribuição destinados a receber e distribuir energia elétrica proveniente de fontes de alimentação, redistribuindo-a para um ou mais circuitos. O painel elétrico terá, portanto, o controle da distribuição e subdistribuição de energia elétrica, controlando por via remota motores e outros dispositivos.

O painel elétrico também é chamado de quadro de distribuição de energia elétrica e é responsável por diversas funcionalidades: controle de temperatura de fornos, frigoríficos, piscinas, proteção dos circuitos elétricos em geral, aí incluídos aqueles existentes em maquinário industrial (operatrizes, dentre outras). Ele será o responsável pela segurança e eficiência da distribuição da energia elétrica na rede.

Na automação industrial, o painel elétrico responderá – através de componentes elétricos Schneider ou WEG, pela automação industrial e pelo acionamento remoto de qualquer motor que consuma energia elétrica. Centralizando comandos conectados a cabos de carga e assegurando a proteção de componentes elétricos e dos operadores que irão manuseá-los, o painel elétrico de controle industrial é essencial para a dinamização da automação da linha de montagem industrial.

O painel de controle vai garantir a otimização na distribuição de força elétrica através de disjuntores, tão comuns em quadros de energia domésticos, mas agora em escala (e dimensões) industriais, o mesmo se dando com a distribuição da luz.

Cada tipo de painel tem melhor ou pior eficiência, levando em conta suas principais funções dentro da indústria. Essa avaliação deve ser feita por empresas especializadas, assim como a RP, que tem tradição e experiência de mercado!

Entre em contato com um de nossos consultores, clicando aqui, e saiba mais detalhes!

Matérias recentes