Manutenção preditiva aliada à tecnologia.

A manutenção preditiva procura evitar danos e desgastes antecipados em qualquer instrumento, aparelho, maquinário ou estrutura industrial. Todo aquele objeto utilizado em uma linha de montagem, direta ou indiretamente, terá um desgaste, poderá entrar em pane ou ocasionar um dano. A manutenção preditiva vai evitar que isto aconteça.

Como?

Através de estratégias e procedimentos de proteção e manutenção de máquinas e equipamentos, com testes programados. Já ouviu falar do recall, principalmente em veículos? Pois é, ele nasce da manutenção preditiva.
Esta modalidade de manutenção reduz custos, elimina erros e atrasos e otimiza o fluxo operacional porque é flexível e se adapta a realidade de cada diferente linha de produção. Ou seja, muito embora possua técnicas e regras básicas, ela se adapta as especificidades de cada indústria ao longo de sua realização.
Ela é uma metodologia de manutenção de equipamentos e de prevenção de erros e acidentes através de testagem e fiscalização de resistência de materiais e de vida útil de seus componentes.

Periodicamente, através de equipamentos tecnológicos avançados, como densímetros, ultrassons e condensadores, são medidas as vibrações e vistoriados os componentes internos do dispositivo enquanto em funcionamento. Além disso, a inspeção visual de erros e fissuras também é bastante empregada. Em suma, os componentes são praticamente dissecados e testados de tempos em tempos para a correta e exata verificação de sua eficiência e durabilidade.

As técnicas de análise serão sempre não destrutivas. É testar sem inviabilizar o prosseguimento da vida útil do componente ou máquina. Isto em um calendário de inspeções que não precisa ser fixo, porque deve se adaptar ao setor produtivo de toda indústria, mas deve ser periódico.

É claro, o monitoramento será constante e os colaboradores encarregados serão capacitados não somente para o funcionamento correto das estruturas, evitando assim desgastes inúteis, mas também para a própria fiscalização em si e que começará, sempre, no chão de fábrica.

Gostou de saber mais sobre manutenção preditiva aliada à tecnologia? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados a manutenção, indústria e tecnologia.

Matérias recentes