O que é a engenharia integrada?

Já imaginou precisar edificar uma casa, um imóvel comercial, um prédio de apartamentos, e resolver tudo em um só lugar, com uma só equipe de profissionais? Arquitetos, engenheiros, até paisagistas, desenvolvendo todos os projetos prévios e realizando a construção em todas as suas etapas, incluindo elétrica e hidráulica A isto se dá o nome de engenharia integrada.
Siga com a leitura e entenda melhor o que é a engenharia integrada.

Entenda mais

Os conceitos da obra, todos eles, são sistematizados, e as disciplinas envolvidas na realização e execução do projeto atuam de forma sistêmica e multidisciplinar. Afinal, a obra deve ser vista como um todo desde o momento em que é pensada até o resultado final.

Neste ramo de engenharia, há uma concentração de atividades nas áreas de engenharia civil, elétrica, mecânica e na arquitetura. Além disso, o design e o paisagismo também estão incluídos no “pacote”.

É tão importante e atualmente bastante utilizada, a tal ponto que há até um curso de “engenharia integrada de projetos” nas grandes escolas técnicas do país. Todos os projetos possíveis no ramo da engenharia são realizados e postos em execução pela mesma equipe, as vezes pelo mesmo profissional (desde que capacitado). Na engenharia integrada, se realizam os cálculos estruturais, o projeto da edificação e arquitetônico, hidráulico e elétrico, e até mesmo aquele destinado à vigilância sanitária.

Também é possível pensar na engenharia integrada para a reforma do imóvel, e não somente para sua construção. O espírito de equipe é tão inerente à esta atividade que até mesmo a legislação da obra é pensada por profissional do time, e que irá ditar os rumos dos trabalhos de olho na regulamentação jurídica sobre este tipo de atividade. Ele até mesmo cuidará da regularização do imóvel, se for o caso.

Com a engenharia integrada, há economia de tempo e dinheiro na realização do projeto e um prolongamento da vida útil da obra acabada e dos equipamentos, além da otimização funcional dos compartimentos e estruturas da edificação.

A RP Engenharia tem conhecimento e experiência para ajudar seus clientes em todos os processos que envolvam a Engenharia Integrada… Entre em contato e saiba mais!

Matérias recentes