O que é e quando usar a alvenaria estrutural?

Alvenaria não é só tijolo. Ela também pode ser feita com blocos de concreto ou pedras – aliás, este é o jeito mais antigo do mundo. E tem um nome: alvenaria estrutural.
Na verdade, construir com blocos de concreto é muito mais seguro e prático e prolonga a vida útil do imóvel. A alvenaria estrutural garante o isolamento e a sustentação de toda a obra edificada. Ela é a responsável direta, também, pela estabilidade do projeto depois de realizado.

Alvenaria Estrutural no Brasil

No Brasil, a alvenaria industrial não é muito comum em casas, mas já é bastante usual em condomínios, sobrados e conjuntos comerciais. A sua tendência, no entanto, é se popularizar cada vez mais porque, com sua produção em massa, ficou mais rápido e barato construir com blocos de concreto – principalmente se você der uma olhada na menor necessidade de manutenção e reforma.

O diferencial desta modalidade de construção é que, ao contrário da alvenaria comum, na estrutural há uma substituição das estruturas de concreto armado por blocos de concreto. Não há moldagem estrutural, portanto. A alvenaria comum trabalha com vedação e fechamento, mas cede espaço a improvisos, gambiarras e bastante entulho e quebradeira. Não há nada disso na alvenaria estrutural que é pensada e executada em blocos estanques que vão se conectando ao serem compartilhados e montados ao longo da construção.

É claro que há desvantagens: neste tipo de construção, os blocos jamais poderão ser removidos e, portanto, a estrutura será definitiva e o projeto fica mais engessado e menos flexível. Isso acontece porque os blocos serão responsáveis também pela vedação e pela sustentação de paredes e lajes. Ela dá menos liberdade ao projeto arquitetônico também, por conta das restrições decorrentes do tamanho e forma dos blocos. Mas ainda é bastante econômica, quer se trate de alvenaria estrutural armada ou não armada: na primeira, as paredes de blocos de alvenaria não possuem armação, enquanto na outra a estrutura se sustenta com vergas, contravertas e cintas na estrutura, evitando fissuras e trincas.

Interessante não é mesmo? A RP Engenharia trabalha com esse tipo de estrutura em várias de suas obras… Quer saber mais? Entre em contato e converse com um de nossos consultores.

Matérias recentes