O que é a manutenção industrial?

Afinal, o que é a manutenção industrial e qual é o seu papel dentro de uma grande empresa?

A manutenção industrial nada mais é do que um conjunto de práticas que buscam fiscalizar e manter instrumentos e/ou máquinas em pleno funcionamento dentro de uma indústria.

Para além disso, uma boa manutenção, evita acidentes que possam afetar os colaboradores ou o meio ambiente.

Visando evitar acidentes de qualquer proporção, é essencial conhecer quais tipos de manutenção existem e qual é a mais adequada para sua indústria.

Para chegar à conclusão de qual é a manutenção ideal para sua empresa, precisamos antes conhecer quais são as opções que temos, que se dividem em:

Manutenção preditiva: Esse tipo de manutenção, é quase uma filosofia dentro das empresas… Quando prevenir não é o bastante. Sendo assim, sua função é acompanhar o desempenho de equipamentos para fazer previsões mais assertivas sobre seu estado de conservação e análise de necessidade de manutenções preventivas e/ou corretivas.

Manutenção preventiva: Já ouviu aquela velha expressão de que prevenir é melhor do que remediar? Pois é! Isso é o que acontece na manutenção preventiva. Por ser feita de forma planejada, costuma envolver custos bem menores do que a manutenção corretiva, por exemplo.

Manutenção corretiva: É o ajuste pontual de falhas no momento em que elas são identificadas, sendo que, a intenção sempre será resolver referida falha o mais rápido possível para retomar a eficiência e a segurança para  linha de produção, tentando evitar assim qualquer tipo de acidente que possa colocar em risco a equipe, o meio ambiente e consequentemente a imagem da marca.

Uma indústria segura e com altos níveis de qualidade, possui como requisito primário e indispensável as manutenções acima expostas.

Somente dessa forma é possível reduzir riscos de acidentes e falhas de maneira considerável, mantendo-se assim, sua produção sempre em funcionamento.

Fato é que, a manutenção industrial bem-feita e bem programada dentro do possível, permite um bom controle de seu orçamento ao evitar a parada emergencial da produção, fazendo melhor uso de seus recursos.

Ao estabelecer procedimentos robustos e bem executados, seu negócio também ganha em credibilidade. Quanto mais seguro for o seu chão de fábrica, maior a chance de seus clientes verem sua indústria como uma fornecedora confiável.

A RP Engenharia tem tudo aquilo o que é necessário para realização de boas manutenções: tradição e experiência!

Possui uma empresa e quer melhorar sua experiência? Conte com a RP Engenharia!

Matérias recentes